sábado, 18 de fevereiro de 2012

Uma vida feliz

Uma condição de exaltado prazer somente se mantém por momentos ou, em alguns casos, e com algumas interrupções, por horas ou dias. Ela é o brilhante clarão ocasional da alegria, e não a sua chama firme e constante. Disso sempre estiveram tão cientes os filósofos que ensinaram ser a felicidade a finalidade da vida como aqueles que a eles se opuseram. A felicidade que concebiam não era a do arrebatamento, mas de momentos assim em meio a uma existência constituída de poucas e transitórias dores, muitos e variados prazeres, com um predomínio decidido do componente activo sobre o passivo, e tendo como fundamento do todo não esperar da vida mais do que ela é capaz de oferecer. Uma vida assim constituída, para aqueles que tiveram a boa fortuna de obtê-la, sempre pareceu merecedora da designação de feliz. E uma existência assim é, mesmo hoje em dia, o destino de muitos durante uma parte considerável de suas vidas. A educação falida e os arranjos sociais falidos são os únicos obstáculos reais que impedem que isso esteja ao alcance de quase todos. 
John Stuart Mill, in 'Utilitarismo'

Fonte: Citador

E, esta leitura fez-me lembrar o reencontro que tive hoje com umas das minhas melhores amigas de infância.. e de sempre!
Não interessa a distância, ou o tempo que estamos sem nos ver... mas ambas sabemos que, quando se proporciona um encontro vamos a correr sem pensar, sabemos que do outro lado está alguém com um sorriso e disposto a falar. Não existe aquele pensamento " Ah, já não vejo há tanto tempo, se calhar nem vou falar ". A amizade verdadeira é isto mesmo!

Agradeço a tua existência na minha vida... e como tu dizes, Tininha, nem que passem 200 anos, se nos virmos vamos ter a mesma atitude.

2 comentários:

Anónimo disse...

Gosto! Gosto! GOSTO MUITO!
Foi fantástico passar este final de tarde contigo minha querida :-) e é como disse, mesmo que passem 200 anos vou ter a mesma atitude! ah e obrigada por me dedicares um post :-) que previlégio! beijinhos

لیلی disse...

As palavras existem para serem proferidas...as minhas nunca são gastas em vão, são para aqueles que as merecem, tu és exemplo disso. Hoje foi uma tarde bem passada :). Beijinho enorme minha querida.