quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Pela definição..

Para aquelas pessoas que constantemente me perguntam o que faço da vida, o que é ser engenheiro, ou o que é informática, ou serviços em tecnologias de informação, em suma consultoria, fica a definição:


Consultoria é o serviço de apoio aos gestores ou proprietários de empresas, para auxiliar nas tomadas de decisões estratégicas, com grande impacto sobre os resultados actuais e futuros da organização.
O foco da consultoria é definir a melhor alternativa de acção num ambiente de negócios repleto de incertezas, riscos, competição e possibilidades desconhecidas, que representam para os gestores da empresa um problema complexo e de grande importância.

A Consultoria pode ser prestada em qualquer área de conhecimento por pessoa ou pessoas detentoras desse conhecimento. As consultorias mais comuns são as decorrentes de profissões regulamentadas, tais como jurídicas, empresariais, económicas, mas não exclusivamente.

Segundo Peter Block (1991), "o consultor é uma pessoa que, por sua habilidade, postura e posição, tem o poder de influência sobre pessoas, grupos e organizações, mas não tem poder directo para produzir mudanças ou programas de implementação".

Um consultor, como qualquer outro profissional ligado à área empresarial, deve ter como característica conhecimentos, habilidades e atitudes. Não basta saber o que fazer, é preciso saber como e querer fazer algo.

Fonte

Sem comentários: