terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Opiniões - O que queres fazer pelo teu país?

Uma das coisas que tenho por hábito fazer logo pela manhã... ler o artigo de opinião do Ferreira Fernandes do DN. O de hoje deixa em aberto uma questão pertinente:
- "Mas, sobretudo, eles tinham resposta para a pergunta: o que queres fazer pelo teu país? "
 Na íntegra:
 Com o nosso jeito de olhar para Vasco da Gama e não ligar ao marinheiro da gávea, soubemos tudo sobre as lágrimas da ministra italiana, sobre a generosidade de Mário Monti, que prescindiu do ordenado, e sobre o plano n.º 37 do casal "Merkozy" para nos tirar da crise. Não que todas essas notícias de ontem não sejam importantes, porque são. O choro sincero soube bem por nos darmos conta de que em cima não há só autómatos e cínicos. Idem, para o gesto do primeiro-ministro italiano. E sobre a cimeira franco-alemã é de louvar a sinceridade semântica ao chamarem Mecanismo Europeu de Estabilidade ao novo organismo que vai gerir os fundos emprestados aos países. Com "Mecanismo", espécie de biela-manivela, ficou claro que ganhou a Alemanha (se fôssemos nós a mandar na cimeira chamaríamos ao novo departamento Colina do Sol da Tranquilidade). Mas além dessas notícias dos grandes, houve ontem uma dos pequenos, e enorme. A Bélgica que não se entende entre partidos e à qual ainda há pouco uma agência de notação baixou a nota, essa Bélgica em perigo lançou um pedido de empréstimo. Ora o Estado belga não quis financiar-se nos organismos internacionais e pediu aos seus cidadãos. Esperavam 200 milhões, recolheram quase trinta vezes mais, 5,5 mil milhões de euros. Sim, foi porque os belgas tinham essas poupanças. Mas, sobretudo, eles tinham resposta para a pergunta: o que queres fazer pelo teu país?
  

2 comentários:

Shpedro disse...

Pois, mas não é que a gente não quer fazer pelo País. O pior é que não confiamos na classe politica para gerir os nossos sacrifícios.

لیلی disse...

É tudo uma questão de honestidade!