terça-feira, 3 de julho de 2012

Sejamos realistas

Sejamos realistas para a situação em que vivemos (que sempre vivemos, mas que só agora nos demos conta)!

Antes de avançar, queiram desculpar-me a falta de sensibilidade que tenho para estas coisas e o pragmatismo com que as vejo, mas não consigo ter "pena" dos jovens que se queixam que não conseguem pagar as propinas, and so on...

Quando uma pessoa ingressa no ensino superior deve ter pelo menos 2 coisas em consideração:

  1.  Gestão do Saldo disponível;  e ter a noção de que pode (ou os pais podem) ou não suportar os custos associados,  sejam rendas, propinas... alimentação. 
  2. Noção da empregabilidade do curso daí a 3 anos,  isto é, se o mercado está com ofertas no ramo ou não, se tem algum futuro e retorno do investimento que fez ao estudar 3 a 5 anos. 

À falta do 1, se tem bolsa de estudo, menos mal. Agora se não tem, uma pessoa tem de fazer pela vida! Há trabalho em part-time,  há trabalho em full time, e há trabalho nas férias de verão... se não há cá dentro há lá fora, e desde há muitos anos que os jovens têm a possibilidade de ir para fora trabalhar 1 ano ou 2, ou apenas nas férias do verão!
O que me leva a questionar isto é simples, se eu não tenho dinheiro para suportar os encargos de um curso superior  porque é que vou para a faculdade este ano? Se calhar é melhor arranjar algum saldo e tentar a sorte depois... digo eu!

- O que está mal, é que muitos dos jovens de hoje, acreditam que os pais têm a obrigação de pagar um curso superior, ou o Estado. Acham que podem ter um espectáculo de vida social e que, mais uma vez os pais devem suportar isso... está errado!

À falta do 2, o retorno ou reacção da acção " ir para a faculdade 5 anos" é a dita Geração à Rasca! Um bando (alargado) de jovens que está à rasca por não arranjar trabalho.. ora, por acaso viram como estava o mercado de trabalho? Gastaram 20 000€ ou mais e agora acham que o Estado é obrigado a dar-vos emprego.. e no vosso ramo de actuação?!
Ora se assim fosse andávamos todos felizes e não havia profissões menos boas!

E, pode parecer que falo à toa, porque (até) estou empregada desde que me formei.. mas não falo, analisei e previ os dois pontos que frisei supra. Trabalhei, mesmo sem grande necessidade de o fazer, e informei-me da empregabilidade no ramo onde actuo antes de me inscrever na faculdade.

Aqui fica o meu conselho:


E lembrem-se que ás vezes é necessário abdicar de umas coisas em prol doutras...

4 comentários:

Launna disse...

First I agree that people should not think that their parents should foot the bill for them to go to college, second and most important, no one should go to college until they really know what they want, it is no good to get a degree to just have one:)

لیلی disse...

Yap Launna! ;).. Is wrong to have a higher education course just to have!

FM disse...

Epa, acho que disseste mesmo tudo.

Costumo ter esta conversa com alguns amigos e pessoas conhecidas e todos me criticam, mas esta é a realidade!!!

Na minha opinião, acho que deveria mesmo ser obrigatório ter uma pausa de pelo menos 1 ano para (quanto muito) pensar no que se quer fazer da vida e crescer como homens ou mulheres...

Há pessoas que simplesmente não devem ter a mínima noção da realidade, do mundo la fora, das adversidades da vida, do que custa a cada um (independentemente do trabalho que seja) ganhar o seu sustento!

Adorei acordar e ver isto...

Obrigado.

Beijinhos,

FM

لیلی disse...

E ainda há a referir uma situação que já deveria ter sido implementada pelo Estado há 10 anos atrás, mas que só agora se prevê, que é ter nos diversos institutos de ensino superior, cursos fechados durante X anos conforme a "carga" de mercado. Falo por exemplo dos cursos de educação, e isto é viável porque se o curso está fechado, o candidato ao ensino superior simplesmente não pode concorrer!

Obrigada pelo feedback, volta sempre! ;)