segunda-feira, 29 de dezembro de 2014

Leadership - a importância da falha


Tipicamente quando se pensa em liderar/ liderança, pensa-se sobretudo que (já) adquirimos as qualidades (experiência, conhecimento, competências) necessárias para que as coisas corram bem, nem sempre é assim.. Como tudo na vida, a  liderança também passa pelo fracasso. Falhar traz-nos:

 - Experiência de aprendizagem - é importante aprender com a experiência, seja boa ou má... mas principalmente a má. Dá-nos uma visão daquilo que poderia ter sido diferente, visão do custo, do esforço, do caminho a seguir e do tempo despendido. A falha impulsiona-nos a mudar e representa sempre uma oportunidade de crescimento, de mudar de direcção.  Existem lições a aprender naquilo que é um fracasso.

- Construção de carácter -  aprender comportamentalmente, agir de acordo. Saber como nos devemos comportar quando alcançamos um objectivo. A humildade que ganhamos através dos nossos fracassos permite-nos lidar melhor com o sucesso.

- Fortalecimento - é pois com persistência que se superam as adversidades. Enquato não conseguimos atingir aquele nível sentimo-nos inacabados, é preciso tentar de novo e de novo até conseguir  atingir os objectivos.

- Liberdade - quando o pior já aconteceu, podemos relaxar e voltar a recriar.

As falhas são portanto os pilares para o sucesso. Ganhamos a experiência que não poderíamos ter ganho de outra forma. Algumas coisas só são aprendidas e efectivadas através de tentativa e erro.


Sem comentários: