quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

Subtis diferenças que existem naqueles "gajos de Informática"

Muita vezes sinto que sou abordada como técnica de  informática.. ou rotulada de " Help Desk". mas o que é isto? Um técnico de informática é aquela pessoa da "chave de fendas" que desmonta os PC's, que lhes trata da saúde e os põe bons.

Na realidade não é isso que sou, não é isso que faço!  Felizmente :)

De todo, não percebo nada de hardware, nem de como deveria ser o comportamento de X; sinto-me grata por acharem que sou capaz de.. sinto-me bem sempre que alguém me liga e eu consigo ajudar. E são os mais diversos casos:  " Lili a minha impressora não imprime A5, com páginas alternadas, como faço ?".. 
"Lili saquei um filme, mas não fiz gravar, como o encontro? "; "Lili no word não sei onde está aquela funcionalidade que faz isto assim".. "Coloquei a password e mesmo assim não consigo entrar no mail, como contorno a situação? " " Apanho rede do vizinho mas tem pass, qual o código para desbloquear".... "Desapareceu um botão que estava  aqui e agora? "..etc etc... 

Por acaso posso dizer que na maior parte dos casos obtive alguma solução plausível... mas talvez por experiência própria, porque todos os dias me acontecem coisas, que tenho de saber contornar; no entanto não foi isto que aprendi na faculdade.

Nos cursos de eng. Informática, eng. Informática e das Tecnologias de Informação ou Tecnologias de Informação e Multimédia... aprende-se a fazer gestão de um projecto, tem-se mais de meia dúzia de matemáticas, física, economia.. e programação... 

Coisas como, análise e desenho funcional de um produto, entender o Core do negócio, criar uma boa estratégia para melhorar a rentabilidade da necessidade do cliente, implementação, configuração do produto final... faz parte do meu dia a dia;  um pouco diferente do departamento de Help Desk.

Inté *

LF

quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

Meister Eckhart

Este senhor do título do post diz assim:
"Se a única oração que disser na sua vida inteira for 'obrigado', será suficiente" 

Esta frase de um dos livros que seleccionei para ler nas " férias" é simples, verdadeira;  não posso deixar de concordar com ela. O facto de estarmos agradecidos é realmente bom, é sinal de que estamos satisfeitos com o que alguém (ou algum acontecimento) nos proporcionou. O agradecimento é a manifestação de verdadeira satisfação!

Eu talvez acrescentasse aqui uma outra palavra que não fica mal mas que quase ninguém utiliza que é " desculpa" , um sincero pedido de desculpa  vale muito, vale o reconhecimento e o constrangimento que uma pessoa teve e que levou a pedi-la, vale o que vale e muitas vezes todos nós somos demasiado orgulhosos, tanto para agradecer como para pedir desculpa.

Eu prefiro dizer que estou grata ou agradecida, mas obrigado também fica bem :).. agradeço todos os dias a minha existência e a dos que me são próximos, porque esse facto por si só deixa-me plenamente satisfeita.
Tenho de admitir que pedir desculpa custa mais, mas é uma coisa que tenho de ir aperfeiçoando com o tempo...

Continuação de umas Festas Felizes *

LF

quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

Raquel Graciosa Sobreira Alves

Querida Raquel...


Já bateram as 00:00..
Já passaram 4 Natais.. e aproxima-se o próximo em que não estás.. 


Porque hoje é o teu dia.. 


Porque não te esqueço nem um bocadinho, porque não te vou esquecer nunca, sinto-te como se estivesses aqui...


Porque a vida prega partidas verdadeiras, porque ainda assim temos de aceitar que é assim! E porque acima de tudo temos de aprender com isso alguma coisa, para que fiquemos pelo menos mais fortes..


Porque só quando deixamos de poder ver em alguém verdadeiramente importante temos noção do valor que essa pessoa tem. Hoje estou triste porque não te posso mandar uma mesagem de feliz aniversário para o telemóvel, ou por email, ou ligar para combinar qualquer coisa; beber um copo para comemorar, ir passear por lisboa como já foi em tempos.. sei lá; tinha tanto para dizer, tenho saudades, sabes? Tenho saudades do que não viveste, do que não vivi contigo.. sinto saudades sabes?! Sinto saudades de sermos as duas canhotas da família, tenho saudades de discutir futebol contigo... pois também tu sabias apreciar.. sinto saudades do teu bom humor contagiante e de todas as nossas aventuras.. sinto saudades.. 


Sinto saudades, e trago na lembrança com o maior orgulho, tempos em que me levavas a sair à noite em Tondela, quando eu tinha uns 7 anos.. eu ficava tão contente por poder sair com os "grandes" de 14/15 anos; a primeira vez que entrei num bar foi contigo, numa disco idem aspas.. e a primeira bebida com alcool que bebi (uma vodka morango) foi contigo !

Recordo-me de ficar no teu quarto a ouvir boa música até adormecer...

  • Radiohead; 
  • 4 Non Blondes, 
  • Soul Asylum, 
  • Blur, 
  • Oasis.. 
  • ...
...e as demais bandas da época; sabia naquela altura as letras de cor (à minha maneira claro, não percebia patavina de inglês) e cantava-as contigo, com vocês. Ainda hoje oiço as mesmas bandas e me lembro de ti..
Lembro estarmos na grande piscina-tanque do vovô , andar às tuas cavalitas porque ainda não sabia nadar, lembro-me especialmente dos Natais no Freixo.. com a malta toda junta.. e eramos crianças tão felizes..


Lembro com alegria e com tristeza.. nunca quis acreditar na verdade/realidade sabes?! Custa menos assim.. Custa menos imaginar doutra forma... custa menos.. 


E, como dizia eu no início, porque hoje  é o teu dia, desejo-te um Feliz Aniversário menina Raquel  :), onde quer que estejas, eu sei que estás bem!


Até já, 

Liliana Ferreira


quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

5 Minutos

Depois da morte do kalifa Abderramão III, encontrou-se um pequeno texto do seu punho e letra, que dizia assim:
 "Governei durante muitos anos; experimentei todos os prazeres que um mortal pode desejar; fui louvado e admirado até ao mais alto ponto que um homem pode ser. Durante este longo período de tempo, só por catorze dias gozei de verdadeira felicidade."
 Os que lêm este texto podem pensar que é exagero, mas podem crer no seu autor. A felicidade não está na glória, nos prazeres, no dinheiro, na fama; não está fora de nós mesmos. Está muito dentro de nós, e por isso somos nós, e só nós, que nos podemos dar essa felicidade. Não a procuraremos fora porque certamente não a encontraremos, nem a peçamos a alguém, porque ninguém no-la  pode dar.
Se não a temos, não deitemos a culpa a nada nem a ninguém.

Se é certo que todos a procuramos, nem todos a encontramos, creio que temos de trabalhar assíduamente para isso, mas principalmente se estivermos bem com nós mesmos, se praticarmos o bem, se nos sentirmos bem por ajudarmos uma causa por mais pequena que seja.. já é um bom começo.
Eu tento ser feliz à minha maneira, posso não ter tudo, posso ter muito pouco ou posso ter menos do que gostaria...mas trata-se apenas de quantidade.. poderia ter mais ? Podia... mas não me posso queixar com o que tenho face a muitos que nada têm.

Lobito



Portanto, sejam felizes! 
Que eu cá também trabalharei para isso :)

LF

O dia 1

Há muito que tinha sido pensado um blog público onde exponho a minha opinião sobre os mais diversos temas, sobre o meu dia a dia, um livro aberto para quem quiser ler e escrever.. uma noção do que se vai fazendo, opinando..
Aqui irei partilhando alguma da minha experiência, quem quiser entrar será bem vindo!

Até já

domingo, 12 de dezembro de 2010

O homem que nunca tinha tempo...

E, porque estamos em época natalícia,
E porque à semelhança deste homem também uso muito esta frase, " Gostava mas não tenho tempo".. "estou cheia de trabalho".. entre outras, deixo aqui está história, que me faz pensar e ter vergonha do meu desleixo para com os demais amigos/familiares:

Gosto imenso de todos vós, quem me conhece sabe que sou um bocado desleixada para ligar, para mandar mensagem... mas estão cá dentro!



segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

It's

It's hard to wait around for something you know might never happen ; but it's even harder to give up when you know it's everything you want...

quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Nada se perde, tudo se transforma

Aquando da minha passagem pelo secundário, recordo que não estudava assiduamente para obter as melhores notas, pois não queria ser a melhor só por ser, e de facto não o era…
Quero com isto dizer que não precisamos de querer tudo, quando esse tudo é demais ou não nos faz falta… Eu, como não queria ser médica, não me foi necessário mais do que aquilo que eu era e que tinha e que dei.

O típico Tuga, como dizia o Francisco Menezes no outro dia, não pode ver uma peça de fruta que enche o bolso para a semana toda (e não é uma hipérbole, atenção!); o gajo tem sucesso num episódio e passa a ser a pessoa mais necessária… acha ele.

Pode não parecer de todo mas prefiro a simplicidade das coisas simples… Prefiro ser pequenina, ter um “suficiente” e estar suficientemente bem… do que ser mais e não me fazer “mais” por isso.
Porque algures no tempo e no espaço a indefinição do querer sempre tudo reflecte-se no pouco e incompletos que seremos.

Não obstante das frases supra; tenho uma certeza: quero ser mais e melhor, não em tudo mas naquilo que posso ser de bom para os que me rodeiam, me conhecem e sabem aquilo que eu sou.
Quero fazer mais e melhor do que os meus antecessores; porque assim me ensinaram!

domingo, 21 de novembro de 2010

Noção dos valores

Muitas vezes interrogamo-nos sobre os "valores", sobre as opções a tomar e que melhor se adequam à nossa forma; pois bem muitas vezes também escolhemos mal por puro egoísmo e pura vaidade.. Vaidade sim, porque sabemos aquilo que queremos mas não nos contentamos com o "suficiente" , com aquilo que chega pra estarmos bem.. e queremos tudo; Como diz o velho ditado - Quem tudo quer, tudo perde - e é assim que também vejo as coisas..

Ora se podemos ter menos, mas que é optimo, para quê querer tudo? Até aquilo que não faz falta nenhuma? Para quê ?

Quando não existem medidas para coadunar uma coisa, porque se não houver imposição de um lado, o mundo anda sempre à vontade, vontadinha.
Atitudes sobre valores deverão desta forma de ser tomadas! Pois não basta pedir tempo para balanço de vida, quando essa frase é obsoleta e apenas quer dizer " Eu quero é andar à vontade, ter o que faz falta e o que não faz"

Carta fora, é uma possibilidade!

quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Pai e mãe

Dedido o meu post de hoje aos meus pais..

Muitos me dizem que sou exemplo, ou não.. Tenho o meu trabalho, não dou muitas preocupações é verdade; no entanto aquilo que sou hoje devo-o aos meus pais.. digo até que ainda sou mt pouco, ainda me esforcei muito pouco.. face ao que eles se esforçaram para eu ser a pessoa que sou hoje, grande ou pequena.

É com base neste reconhecimento e óbvio agradecimento que preciso ser muito mais. Tenho objectivos e um deles é não os desiludir... outro é poder ajudá-los tanto quanto eles já me ajudaram, uma coisa é certa: eles esforçaram-se muito mais para eu ser o que sou do que eu própria.
É por eles que não me deixo abalar (muito) com entraves..e que seguirei sempre em frente, uns dias mais devagar que outros.

Agradeço a vossa existência papá e mamã :)

quinta-feira, 9 de setembro de 2010

Estou cá porque não estou lá..

Finalmente tenho um tempinho para partilhar..

Hoje partilho as mudanças constantes que me têm construído como pessoa.

Estou cá.. ainda em definição, já deixei de estar lá a muito.. lá onde fui feliz de uma forma soberba..
O rumo que tomo é na maior parte das vezes a minha pessoa que o constrói.. não sei se acredito (mais) no destino, porque vejo claramente que o meu está a ser costruído pelas minha mãos.

Estive lá.. e estive bem...
Das tantas vezes que me questiono pelas tomadas de decisão que condicionam a minha vida e ainda a das pessoas que me rodeiam, não sei se me louvo pelas novas metas traçadas, pelas conquistas, pela coragem que todos dias tenho em querer seguir em frente, pela minha (outra) vida que não passa por questões sentimentais.. Ou se perdi o bem mais precioso que tinha... se estivesse lá como seria? O que seria eu, o que era feito de mim? Pois não sei... Mas acredito que sim, estava bem.


já dizia a Mariza.. " Há gente que fica na história da gente".. ficarás sempre na minha história e agradeço, aprendi, sofri, amei profundamente, amei de paixão, chorei.. e chorei.. mas tudo isto me construiu como pessoa, me fez e continua a fazer a pessoa forte que sou hoje.

Por tudo o que já foi, o que já fui.. e por tudo o que desejo ser quando for " grande", agradeço, porque tudo aquilo por que passamos nos traz coisas boas, aprendizagem preciosa.. a força necessária para não cometer erros, e a coragem para seguir em frente.

A vida é para ser vivida e não sobrevivida!